Aplicativo para imigrantes OKA chega a São Paulo em nova atualização

0
120
Telas do app OKA, que reúne informações sobre serviços de interesse para comunidades migrantes. Crédito: Divulgação/Instituto Igarapé

Disponível para Android e iOS, a ferramenta reúne informações sobre serviços de interesse da população migrante e requisitos para acessá-los; além de São Paulo, Rio e Boa Vista já estão contempladas pelo app

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo

Os migrantes que vivem em São Paulo passam a contar com uma nova ferramenta tecnológica a partir desta semana. O aplicativo OKA, que tem como objetivo ser uma espécie de “bússola” para busca de serviços específicos para migrantes, passa a contemplar a capital paulista.

Desenvolvido pelo Instituto Igarapé, o app OKA está disponível para download gratuito para smartphones Android e iOS, com informações em quatro idiomas – português, espanhol, inglês e francês. Em operação desde fevereiro, já contemplava as cidades do Rio de Janeiro e de Boa Vista.

A expansão do OKA para São Paulo contará com um evento marcado para esta terça-feira (10), a partir das 18h30, no auditório do Museu da Imigração.

Por meio do OKA, o migrante deve ter acesso facilitado a localização e informações sobre direitos e serviços públicos federais relacionados a moradia, educação, saúde, documentação, assistência social e assistência jurídica.

O app também conta com explicação dos requisitos necessários para acessá-los, inclusive no que diz à documentação.

Um dos diferenciais do aplicativo é que, uma vez feito o download, ele permite o acesso às informações nele contidas sem a necessidade de o telefone celular estar conectado à internet.

O nome do aplicativo é uma referência à palavra “oca”, que no tupi-guarani significa “lar/acolhimento”, e também uma variação da expressão “ok” usada em países de língua espanhola.

*Gostaria de ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo? Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.