Arquivo do Estado de SP disponibiliza livro sobre migrações para download

2
647

O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou algumas obras para download no site da instituição. E uma delas é o livro “Histórias da (I)migração: Imigrantes e Migrantes em São Paulo entre o final do século XIX e o início do século XXI”.

Escrito por Odair da Cruz Paiva, professor do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o livro integra a Coleção Ensino & Memória e analisa a migração, a imigração, os diferentes migrantes e imigrantes na formação da sociedade paulista entre o final do século XIX e o início do século XXI.

Capa do livro Histórias da (I)Migração, de Odair da Cruz Paiva. Crédito: Divulgação
Capa do livro Histórias da (I)Migração, de Odair da Cruz Paiva.
Crédito: Divulgação

Com essa análise, a obra tem como objetivo propor ao leitor o exercício do olhar para as questões migratórias do presente, aquelas refletidas em nossa paisagem urbana e em nosso cotidiano, como um processo histórico que vem se desenrolando há séculos, especialmente na cidade de São Paulo.

O extrato abaixo, da página 135, dá uma ideia do que pode ser encontrado no livro e antecipa reflexões sobre como as migrações influenciam e marcam presença em uma determinada localidade, tanto atribuindo novos valores como também entendendo e incorporando características locais.

“Não há que se buscar uma homogeneidade nos territórios da migração. O território tipicamente ou exclusivamente nordestino, coreano, italiano, chinês ou árabe, a rigor, não existe. Os territórios da migração são híbridos, apesar de singularidades que lhes conferem certa identidade”.

Clique aqui para fazer o download do livro

Veja aqui outras obras disponíveis para baixar

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.