Começam as inscrições para o The Bobs 2016, que reconhece e premia o ativismo social na web

0
129

O concurso internacional The Bobs (sigla em inglês que significa “O Melhor do Ativismo Online”), organizado pela emissora de TV alemã Deutsche Welle, abriu hoje as inscrições para a edição 2016, a 12ª do prêmio. Ele tem como objetivo reconhecer o esforço em prol do fortalecimento da liberdade de expressão e da sociedade civil na web.

Até dia 3 de março o The Bobs recebe sugestões do público para as categorias Mudança Social, Tech pro Bem, Arte e Cultura, Jornalismo Cidadão e um prêmio do usuário para cada um dos 14 idiomas do The Bobs (árabe, bengali, chinês, inglês, francês, alemão, hindi, indonésio, persa, português, russo, espanhol, ucraniano e turco).

Um júri internacional, com representantes de cada um dos 14 idiomas do prêmio, vai escolher os finalistas, que serão anunciados no dia 31 de março pela Deutsche Welle. Em seguida, os internautas poderão escolher até 2 de maio os vencedores do Prêmio do Público do Bobs.

Ainda no dia 2 de maio – véspera do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa – o júri irá anunciar os ganhadores do The Bobs 2016. Os prêmios serão entregues durante o Deutsche Welle Global Media Forum, marcado para 14 de junho em Bonn (Alemanha).

Clique aqui para sugerir uma iniciativa.

Usuários de todo o mundo podem indicar ações que promovem a liberdade de expressão e da sociedade civil na web para o The Bobs. Crédito: Divulgação
Usuários de todo o mundo podem indicar ações que promovem a liberdade de expressão e da sociedade civil na web para o The Bobs.
Crédito: Divulgação

Categorias principais

Mudança Social: o prêmio vai para um projeto que utiliza as
modernas possibilidades digitais para promover a mudança social – em áreas
como educação, igualdade de gênero, saúde ou meio ambiente.

Tech pro Bem: será premiada uma inovação ou um website da área de proteção de dados, software livre, segurança na rede ou ferramentas
anticorrupção e anticensura.

Arte e Cultura: será agraciado um projeto de arte e cultura
que use de forma extraordinária os meios da comunicação digital para
interpretar artisticamente temas socialmente relevantes.

Jornalismo Cidadão: o prêmio é concedido a projetos
jornalísticos corajosos e inovadores, que explorem as possibilidades de
participação da internet.

Além das categorias acima (e das escolhas do público por idioma), o The Bobs conta com o Prêmio Freedom of Speech (Liberdade de Expressão), atribuído pelo diretores da Deutsche Welle. Em 2015 o reconhecimento foi para o blogueiro saudita preso Raif Badawi.

“Para além das fronteiras linguísticas e culturais, valorizamos pessoas criativas e seu engajamento pela liberdade de expressão e por uma sociedade mais aberta. Esse esforço
merece a atenção da opinião pública mundial.”, lembra Gerda Meuer, diretora de programação da Deutsche Welle.

Em 2015, de acordo com a organização do prêmio, 4.800 candidatos foram sugeridos pelo público. O MigraMundo foi um dos vencedores da edição de 2014 do The Bobs, na categoria Favorito do Público em Português; em 2015, a Agência Plano, parceira do MigraMundo, foi uma das finalistas nessa mesma categoria.

Com informações da Deutsche Welle e do The Bobs 2016

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.