Comissão permanente para debater migrações e refúgio faz 1ª reunião no Congresso

0
103
Senador Paulo Paim (PT-RS), e deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), respectivamente vice e presidente da comissão. Pedro França/Agência Senado
Senador Paulo Paim (PT-RS), e deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), respectivamente vice e presidente da comissão. Pedro França/Agência Senado

Começa a funcionar nesta quinta-feira (5) no Congresso Nacional, em Brasília, a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) Anunciado em dezembro passado, o colegiado é formado por 12 deputados e 12 senadores, de diferentes partidos e tendências políticas.

A reunião está prevista para começar às 9h, no anexo 2 do Senado Federal — Ala Senador Nilo Coelho, Plenário 2.

Para o primeiro dia de funcionamento estão previstas a definição do plano de trabalho e cronograma das atividades da Comissão em 2020. É esperada a participação de integrantes da sociedade civil e de organizações internacionais ligadas à temática migratória.

Fiscalização e monitoramento permanentes

Criada a partir de um ato conjunto dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a comissão terá como missão fiscalizar e monitorar, de modo contínuo, questões que tratem de movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e sobre os direitos dos refugiados.

A presidência do Conselho é ocupada pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), uma das idealizadoras da comissão. Ela também foi presidente da comissão especial na Câmara que debateu o PL 2516/2015, que viria no final de 2017 a se tornar a atual Lei de Migração (Lei 13.445/2017).

A vice-presidência do Conselho caberá ao senador Paulo Paim (PT-RS); a relatoria ficou com a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP).

“Ao instaurar esta comissão permanente no Congresso, o Parlamento oferece uma mensagem ao mundo: vamos construir pontes ao invés de muros”, afirmou a parlamentar em rede social pouco depois da instalação da comissão.


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.