Cursinho Mafalda abre inscrições para curso de português para imigrantes e refugiados

Curso é gratuito e as aulas começam em 7 de março; inscrições devem ser confirmadas presencialmente no próximo dia 29 de fevereiro

0
563
Alunos do curso Mafalda de português para imigrantes e refugiados, com seus certificados. Foto: Divulgação

O Cursinho Popular Mafalda, que atua na preparação pré-vestibular de jovens com baixa renda, também oferece cursos gratuitos de português para imigrantes — incluindo aqueles em situação de refúgio — que vivem em São Paulo e região metropolitana. E já prepara novas turmas para o primeiro semestre de 2020.

Imigrantes a partir de 12 anos e que tenham interesse no curso já podem se inscrever pela internet, por meio deste link. A inscrição, no entanto, precisa ser confirmada presencialmente no dia 29 de fevereiro, das 9h às 11h, na sede da instituição (Rua Honório Maia, 292, São Paulo —próximo à estação Carrão do metrô).

As aulas acontecem aos sábados, a partir de 7 de março, das 9h às 12h, na Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), próxima ao Mafalda e parceira no projeto.

O material didático usado no curso é o livro “Pode Entrar”, produzido pelo Mafalda com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados). A publicação está disponível para download e pode ser baixada aqui.

Capa da cartilha Pode Entrar, criada para o ensino de português para refugiados e usada pelo curso Mafalda.
Crédito: Reprodução

O único investimento necessário é uma camiseta do curso, que custa R$ 30. Ele visa facilitar a identificação do estudante nas dependências da universidade.

No entanto, no Mafalda existe um banco de uniformes de ex-alunos, que podem ser doados para aqueles que não puderem pagar pela camiseta.

Novidades para 2020

De acordo com Thamyres Santos e Victor Roland, coordenadores do curso, cerca de 300 pessoas já foram atendidas nos cursos básicos (1 e 2) de português desde 2014, quando começaram as turmas voltadas para imigrantes e refugiados.

“Ao longo desse período pudemos perceber mudanças nas nacionalidades que recebemos, que refletem diretamente as transformações do cenário internacional e seu impacto sobre o fluxo migratório que o país tem vivido”, resumem os coordenadores.

A partir deste ano também será ofertado o módulo Intermediário. Ele deve ajudar o aluno a aperfeiçoar o conhecimento no idioma ainda dentro da metodologia do Mafalda.

“Essa novidade é fruto de um amadurecimento que a equipe tem passado nos últimos anos e, também, uma demanda vinda dos nossos próprios alunos, desejosos de continuarem as aulas e os vínculos que criaram na instituição”, explicam.

Como se inscrever

1° Passo: Se inscrever online neste link: https://forms.gle/gWSDSha9s3Sy9iRe8

2° Passo: Comparecer na sede do Mafalda no dia 29/02/2020 (9h00 às 11h00) para realizar a matrícula presencial (Rua Honório Maia, 292, próximo à estação Carrão do Metrô —Linha 3-Vermelha)

3° Passo: Iniciar as aulas no dia 07/03/2020

Importante: Esse semestre todas as aulas serão na Unicid —para segurança é obrigatório o uso da camiseta do Mafalda. A camiseta pode ser comprada no dia 29/02 e no dia 07/03 e custa R$ 30


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Conheça nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Que tal receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.