“Descobrindo Tradições em São Paulo”, Festa do Imigrante vai até dia 12; veja programação

1
419
Mesmo com o frio e a chuva, filas e fluxos de pessoas se misturavam na Festa do Imigrante. Crédito: Rodrigo Borges Delfim

A já tradicional Festa do Imigrante começa neste domingo (5) em São Paulo e também acontece nos dias 11 e 12 de junho. Cerca de 50 nacionalidades estarão representadas em atividades de gastronomia, dança, artesanato e música.

A programação está disponível no site do Museu e também pode ser acessada aqui.

Em 2015, foram cerca de 20 mil pessoas presentes ao evento. A expectativa da organização é de receber mais visitantes na edição deste ano, que tem como lema a frase “Descobrindo Tradições em São Paulo”.

“Para gente é muito importante pensar que essas pessoas que vem para a festa para provar diferentes tipos de comida ou ver parentes dançar possam passar pela exposição e viver essa experiência, se identificar com ela e com as pessoas que compõem essa festa vai potencializar muito essa festa. Essa não é uma festa comercial e a festa tem como maior objetivo compartilhar esse patrimônio, esse saber”, declarou Marília Bonas, diretora do Museu, em entrevista ao MigraMundo em maio de 2014.

O evento é uma bela oportunidade de ver, no mesmo lugar, o passado e presente das comunidades migrantes em São Paulo – seja por meio da herança cultural deixada pelos antepassados, seja pelas manifestações e experiências dos imigrantes que continuam a chegar no Brasil. O vídeo abaixo, da edição de 2015, dá uma amostra do que esperar da festa.

Sobre o local

O Museu da Imigração funciona no local que abrigou a Hospedaria de Imigrantes do Brás de 1887 a 1978. Neste período, 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades passaram pelo local, que também abrigava um ambulatório médico, a Agência Oficial de Colonização e Trabalho, e uma agência dos correios.

O evento é uma oportunidade rara de circular não apenas pelo Museu da Imigração, mas sobretudo pela área que hoje é ocupada pelo Arsenal da Esperança, instituição que ocupa cerca de 60% da antiga hospedaria e abriga por noite cerca de 1.100 pessoas em situação de rua – muitas delas nascidas em outras cidades ou regiões e até mesmo de outros países. Ou seja, não é exagero dizer que o Arsenal dá continuidade à função exercida pela antiga hospedaria.

Serviço

21ª Festa do Imigrante
Data e hora: 05, 11 e 12 de junho, das 10 às 17 horas
Local: Museu da Imigração, Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo (SP)
(próximo à estação Bresser-Mooca do metrô)
Ingressos: R$ 6,00
Mais informações: http://museudaimigracao.org.br/wp-content/uploads/2015/12/MUSEU-DA-IMIGRACAO_21_festa-do-imigrante_Programacao_versao-digital_5.pdf

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.