Doações de brasileiros ajudam ONG de refugiado em Uganda

0
339

Quinhentos reais. Até parece pouco, mas esse dinheiro ajudou a comprar 15 uniformes, 25 livros de matemática, canetas pra 50 crianças e ainda ajudou uma família cujas crianças não iam à escola porque não tinham roupas.

Esse valor foi arrecadado por um grupo de dez brasileiros para ajudar a World Child Care Vision, ONG formada pelo congolês Akeem Kafumba para ajudar as crianças do campo de refugiados de Kyangwali, em Uganda. E o resultado não demorou a ser divulgado na página da organização no Facebook.

Como forma de agradecimento e de transparência, Akeem faz questão de divulgar em fotos como utiliza o dinheiro das doações que recebe. “Queridos amigos e apoiadores, muito obrigado por sua assistência e suporte para as crianças. Recebi 478,233 xelins (valor total das doações, na moeda local) para ajudar nossas crianças e alguns órfãos no campo de Kyangwali!”, agradeceu Akeem na página da organização.

Crianças ganharam roupas para assistirem às aulas no campo. Crédito: World Child Care Vision
Crianças ganharam roupas para assistirem às aulas no campo.
Crédito: World Child Care Vision

Quem mobilizou o grupo de brasileiros foi a estudante de jornalismo Talissa Monteiro, que vive em Quatis, região sul do Estado do Rio de Janeiro. Ela conheceu Akeem pessoalmente quando esteve em Uganda, em 2014, por ter vencido um concurso promovido pela ONG Médicos Sem Fronteiras e pelo jornal O Estado de São Paulo.

“Alguns ajudaram porque acham legal esse contato direto que eu tenho. Porque eu recebo o dinheiro, mando pouco tempo depois e logo o Akeem já posta as fotos com o resultado. Então os doadores ficam felizes em verem o impacto imediato que tiveram na vida das crianças”, explica a estudante de jornalismo Talissa Monteiro, que mora em Resende (RJ) e conheceu Akeem pessoalmente quando visitou Uganda em 2014, após ganhar um prêmio de jornalismo organizado pela Médicos Sem Fronteiras.

Mesmo de forma improvisada, as aulas são uma forma de ajudar as crianças do campo de refugiados a sonarem com uma vida melhor. Crédito: world Child Care Vision.
Mesmo de forma improvisada, as aulas são uma forma de ajudar as crianças do campo de refugiados a sonarem com uma vida melhor.
Crédito: world Child Care Vision.

 

Em breve uma nova remessa deve ser preparada por Talissa para a ONG. E além do contato direto com ela, as doações podem ser feitas para Akeem diretamente via Western Union, seguindo as coordenadas abaixo:

Equity Bank Uganda Limited
Swift Code: EQBLUGKA
Kampala, Uganda
Conta : 1019100748312
Akeem Kafumba Maombi

Banco correspondente: Citibank New York – SWIFT CODE: CITI US 33

A World Child Care Vision, fundada por Akeem Kafumba em 15 de agosto de 2013, procura ajudar as crianças em questões básicas como levá-las para a escola, conseguir remédios e material escolar gratuitos e tirar bichos de seus pés (muito comum em locais onde é raro ver alguém com sapatos). Ela atua no campo de refugiados de Kyangwali, que abriga cerca de 25.000 pessoas, especialmente da República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Burundi, Ruanda, Quênia e Somália.

Leia mais: Refugiado cria ONG para ajudar crianças em campo de Uganda

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.