Frente de Refugiados e Imigrantes realiza 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado

0
219
Festival que lança a FIRI acontece no domingo (19), em São Paulo. Crédito: Divulgação

Por Géssica Brandino
No Caminhos do Refúgio

A Frente Independente de Refugiados e Imigrantes (FIRI) promove neste domingo (19/6), com apoio de Refugees Welcome, o 1º Festival do Dia Internacional do Refugiado. A programação do evento contará com shows de bandas do Haiti, Congo, Angola, Colômbia, Guiné-Conacri e Brasil, além de gastronomia, artesanato, oficinas e performances.

https://youtu.be/PrJe0OFHBxY

Criada recentemente, a FIRI busca o fortalecimento das pautas políticas e do diálogo aberto dos coletivos e movimentos sociais dos imigrantes e refugiados de São Paulo, articulando objetivos e lutas. A Frente é integrada pelo GRIST – Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem Teto; MOP@t – Movimento Palestina Para Tod@s; Equipe de Base Warmis – Convergência de Culturas; e Visto Permanente – Acervo Vivo das Novas Culturas Imigrantes.

“Nossa ideia é ser protagonista na nossa história. Queremos nos representar, porque ninguém mais do que a gente sabe ou sente aquilo que nós passamos ou necessitamos”, explica Pitchou Luambo, refugiado da República Democrática do Congo (RDC) e coordenador do GRIST.

A primeira ação da FIRI, uma roda de conversa sobre as vozes silenciadas da África e a RDC, foi realizada no início de junho, no restaurante Al Janiah. O Festival que será promovido no domingo tem como objetivo dar visibilidade às causas e condições dos sujeitos na condição de refúgio por meio da cultura.

Serviço:
1º Festival do Dia Internacional do Refugiado
Data: 19 de junho de 2016
Horário: das 13h às 22h,
Local: Rua Álvaro de Carvalho, 190 – São Paulo (SP)

A presença confirmada de:
– BNEGÃO (Brasil)
– SURPRISE69 (Haiti)
– YANNICK DELASS (Congo/São Tomé)
– OS ESCOLHIDOS (Congo/Angola)
– LA VAINA (Colômbia)
– MARIAMA CAMARA (Guiné-Conacri)
– SANTA MALA (Bolívia)

Mais informações, acesse a página do evento no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.