Gastronomia, caminhada e arte estão entre atrações com migrantes para o aniversário de São Paulo

Para o aniversário de 466 anos há diversas de atividades que valorizam a diversidade cultural e a presença migrante na capital paulista

0
62
Museu da Imigração de São Paulo, que ocupa parte da antiga Hospedaria do Brás. Crédito: Rodrigo Borges Delfim/MigraMundo

Neste sábado (25), São Paulo comemora 466 anos de fundação. E aproveitando a data, vários eventos envolvendo migrantes ou a temática migratória em si vão ocorrer na cidade.

O MigraMundo lista três deles, que englobam gastronomia, exposições, intervenções artísticas, entre outras ações.

Aos interessados fica o desafio de como encaixar as atividades na agenda e montar o próprio roteiro.

Atividades no Museu

Um dos pontos de referência para debate e conhecimento sobre migrações, o Museu da Imigração de São Paulo (Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca) terá duas atividades especiais para o aniversário da capital paulista.

A primeira delas é a oficina de Street Art “Remontando”, ministrada pela artista Bianca Foratori, das 11h às 16h. Usando imagens do acervo do Museu, a atividade estimulará a criação de narrativas visuais, explorando a colagem, o lambe-lambe e o muralismo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail mirella.rafael@museudaimigracao.org.br.

Às 15h horas acontece a ação “Para além do trem das onze”, que parte da famosa canção do sambista paulistano Adoniran Barbosa. O objetivo é refletir sobre os processos de modernização da cidade e como que a industrialização e a chegada do progresso influenciaram no seu desenvolvimento —uma história que tem e continua a contar com a participação de migrantes de diferentes origens. Também é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Gastronomia migrante

Já no período noturno, das 18h às 23h, o Mercado Municipal de Pinheiros (Rua Pedro Cisti, 89, Pinheiros), na zona oeste, receberá a feira gastronômica Foggo, reunindo chefes brasileiros e de várias partes do mundo. Entre eles estarão integrantes da rede do Migraflix, ONG que promove integração social de migrantes a partir de seus próprios elementos culturais.

Os preços das opções de pratos e petiscos vão variar de R$ 20 a R$ 25. A volta ao mundo gastronômica permitirá “viagens sem sair de São Paulo” para Venezuela, México, Síria, Camarões, Peru e Colômbia.

Mais informações podem ser obtidas no evento no Facebook.

Caminhada, diversão e reflexão

O Museu do Bixiga e o Museu Judaico de São Paulo unem forças no aniversário da capital paulista para realização do evento “São Paulo de Todos do Povos”.

A atividade consiste em um roteiro a pé que começa às 11h, no Museu do Bixiga (Rua dos Ingleses, 118). De lá os participantes caminharão pelo bairro do Bixiga, vão experimentar o famoso bolo de aniversário da cidade de São Paulo e seguirão para o Museu Judaico (Rua Martinho Prado, 127).

Vista aérea do Museu Judaico de São Paulo.
Vista aérea do Museu Judaico de São Paulo. (Foto: Divulgação)

No recém-reaberto Museu será possível participar da tradicional dança circular judaica e acompanhar os últimos momentos da exposição “Judeus e Xangai: Famílias europeias refugiadas, nas décadas de 1930 e 1940”. A mostra reúne 42 painéis que contam histórias dos refugiados judeus da Europa na cidade chinesa.

O passeio termina na Ocupação 9 de Julho (Rua Alvaro de Carvalho, 427), onde os participantes poderão aproveitar atividades de música, dança africana, barracas de comidas típicas de diversas nacionalidades.

Acesse o evento no Facebook para mais informações.

Ocupação 9 de Julho, no centro de São Paulo
Ocupação 9 de Julho, no centro de São Paulo. (Foto: Reprodução/Google Street View)

*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Conheça nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Que tal receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.