Imigração é parte de mostra fotográfica apoiada pela DPU em Brasília

0
210

Nesta sexta (11) o Museu Nacional da República, em Brasília, recebe a “DOMUS, moradas visuais”, uma mostra fotográfica que apresenta temáticas abordadas pela Defensoria Pública da União (DPU), entre elas a migração e o refúgio.

A abordagem se dá por meio das ações desenvolvidas pelo grupo de trabalho de migrações e refúgio do Núcleo de Extensão Humanízate, do Centro Universitário IESB, que é parceiro da entidade.

Foi no âmbito do Humanízate que surgiu o Projeto Guadalupe, idealizado pela cineasta e fotógrafa Erica Suelen de Souza e que atualmente é uma das séries do MigraMundo, com o nome de Migração e Saudade. O Guadalupe é um dos trabalhos presentes na exposição.

DOMUS fica de 11 de dezembro a 10 de janeiro em Brasília. Crédito: Divulgação
Mostra DOMUS apresenta temáticas enfrentadas pela DPU, sob o olhar poético dos integrantes do Núcleo de Extensão Humanízate – IESB.
Crédito: Divulgação

O nome DOMUS foi escolhido por significar lugar de habitação comum, que acolhe diferenças. “Cuidar da casa comum parece ser o desafio a ser assumido por cada um de nós, habitantes da terra. Partilhamos o lugar em que vivemos. Temos vidas em comum. Somos, portanto, solidários na responsabilidade coletiva de salvaguardar nossa morada. Diante de ameaças que nos afetam e violam nossos direitos, precisamos lutar”, aponta o texto oficial sobre o evento.

Embora o mundo seja um grande comunidade, são raras as conjunções que aproximam as pessoas, o que precisa ser revisto. “Países, cidades, bairros, prédios e associações são apenas indicadores de nossas localizações. Laços de ternura nos colocam junto com aqueles que sofrem injustiças. Afinal, se estamos inseridos em uma grande comunidade, zelar por essa casa de habitação exige um cuidado preferencial com os mais vulneráveis”, lembra o comunicado.

A mostra fica em Brasília até 10 de janeiro. E um aperitivo do que espera o visitante pode ser visto nas imagens abaixo.

DOMUS – Moradas Visuais
Data e hora: de 11 de dezembro a 10 de janeiro, aberta 24 h
Local: Museu Nacional da República – área externa
Esplanada dos Ministérios – Brasília (DF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.