Rio recebe IX Fórum de Migrações e V Simpósio de Pesquisa em outubro

0
266
Fala do professor Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RIO) sobre o resgate da identidade brasileira através da imigração africana contemporânea, no painel do último dia do VIII Fórum de Migrações, ao lado das representantes do Coletivo Mallinalli. Crédito: Divulgação

Eventos contarão com cobertura in loco do MigraMundo ao longo de toda a semana (16 a 20/10)

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Atualizado às 05h15 de 08/09/17

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 16 e 20 de outubro dois importantes eventos sobre migrações que vão acontecer ao mesmo tempo, no mesmo espaço: o IX Fórum de Migrações/Migratic 2017 e o V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações. As atividades vão ocorrer no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A programação deve ser divulgada em breve, mas o evento deve receber pesquisadores e especialistas da América Latina, Europa, África e América do Norte (veja mais neste link). Para este ano o tema escolhido foi “Interculturalidade, comunicação e migrações transnacionais: fronteiras, políticas e cidadania”.

O evento duplo é uma iniciativa colaborativa e em rede empreendida por pesquisadores do Brasil, França, Canadá, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Martinica. Seu objetivo é reunir pesquisadores e especialistas de vários países para debater a questão migratória em sua conjugação com o campo da comunicação social, das teorias da cultura, dos estudos fronteiriços e no marco de noções como política, democracia e cidadania.

Apesar do foco em trabalhos acadêmicos, o Fórum de Migrações – assim como nos anos anteriores – é aberto ao público em geral e conta também com a participação de coletivos migrantes e demais interessados na temática. O MigraMundo fará cobertura in loco durante os cinco dias de evento.

Veja aqui como foi o VIII Fórum de Migrações, no final do ano passado

Fala do professor Mamour Sop Ndiaye (CEFET-RIO) sobre o resgate da identidade brasileira através da imigração africana contemporânea, no painel do último dia do VIII Fórum de Migrações, ao lado das representantes do Coletivo Mallinalli.
Crédito: Divulgação

“Call of papers” prorrogado

O prazo para envio de trabalhos para o IX Fórum de Migrações/Migratic 2017 foi encerrado no último dia 31 de agosto. Mas quem tem interesse em enviar resumos para o V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações pode fazê-lo até o próximo dia 15 de setembro. O Simpósio é destinado aos pós-graduandos de todas as áreas, os quais a pesquisa – em curso ou já finalizada – tem a questão migratória como objeto central de estudo.

A proposta deve ser enviada por e-mail para forumigra@gmail.com e conter:
– Título da comunicação;
– Resumo expandido: em torno de 1.500 palavras;
– Bibliografia;
– O resumo deve ser redigido em uma das 04 línguas do simpósio: português, espanhol, francês ou inglês;
– 05 Palavras-chave;
– O título e palavras-chave devem ser traduzidos ao inglês;
– Em caso de escolha do inglês como idioma de redação do resumo expandido, o título e palavras-chave devem ser traduzidos ao português;
– O texto e as referencias bibliográficas devem seguir as normas internacionais APA;
– Nome(s) do(s) autor(es);
– Titulação;
– Instituição;
– Email de contato.

Ato cultural do Bloco Bésame Mucho e Coletivo La Clandestina, encerrando a programação
do primeiro dia do VIII Fórum de Migrações, no Rio (nov/2016).
Crédito: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.