Migração e Saudade: Genia Julliette, levando conhecimento para o lar

0
328

Esta é a segunda parte da série Migração e Saudade, feita em conjunto com o Projeto Guadalupe, idealizado pela cineasta e fotógrafa Erica Suelen de Sousa. Ele retrata imigrantes que vivem em Brasília e arredores a partir de um sentimento comum a todos eles: a saudade.

Genia Julliette, levando conhecimento para o lar

Por Erica Suelen de Souza

Nieuw-Lombé é o nome da comunidade Quilombola que se encontra na região de Brokopondo em Suriname, da qual Julliette faz parte.

Partiu de lá para vir a Brasília estudar seu mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais. Conheci Julliette na UnB enquanto conversava com um outro personagem (Mouamar) do qual vou falar em outro momento. Ele me apresentou essa moça, recém chegada, falando muito pouco o português ainda, porém, com um inglês avançado, me recebeu com grande simpatia me contando como quer levar o conhecimento que ela está adquirindo em Brasília até a sua comunidade, como se apaixonou pelo nosso cerrado e também abriu seu coração para falar de saudade em seu idioma, Saamaka, do qual transcrevemos alguns fragmentos:

Genia Juliette, do Suriname. Crédito: Erica Suelen de Sousa/Projeto Guadalupe
Genia Juliette, do Suriname.
Crédito: Erica Suelen de Sousa/Projeto Guadalupe

“Mi ta hangi mi famii (mi manu koe de mii oemi). Koe hii de oto famii oemi.”

Juntando minhas lembranças de suas palavras em nosso encontro ela me dizia:

Sinto saudades da minha família, meu esposo e meus dois filhos. O maior tem 10 anos e o menor tem 2. Graças a Deus, todas as manhãs e todas as noites antes de dormir nos falamos por Skype, o que ajuda muito a amenizar essa saudade. Também sinto saudades da minha mãe e minhas irmãs que estão tão presentes na minha vida apesar da distância. Ainda não digo que sinto falta da comida de lá porque faz muito pouco tempo que estou no Brasil.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.