Museu da Imigração promove roda de conversa sobre acesso à educação e a imigração

1
202

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira (24), às 19h, uma roda de conversa sobre o acesso à educação e a imigração. O encontro tem como proposta a reunião de pessoas com experiência ou interesse sobre a questão, que na ocasião poderão expor percepções, trocar ideias e iniciativas.

Às sextas-feiras o Museu da Imigração funciona até as 21h. Crédito: Divulgação
Museu da Imigração recebe nova roda de conversa nesta sexta-feira (24), a partir das 19h.
Crédito: Divulgação

O encontro é aberto ao público e gratuito e contará com a presença de diversas pessoas e grupos que lidam com educação e migrações. Estão confirmados:

• Bianca Carolina Pereira da Silva, mestranda em Integração da América Latina, professora de História da rede estadual de São Paulo e professora voluntária no curso de Português Básico do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC).
• Coletivo Educar para o Mundo.
• Gabriel Acácio Prata, graduando em Ciências Sociais, consultor em Políticas Públicas voltadas para qualificação profissional e geração de emprego e renda na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) e professor de português voluntário no CDHIC.
• Guilherme Otero, graduado em Relações Internacionais, assessor da Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig/SMDHC) e ex-integrante do Educar para o Mundo.
• Lucia Sestokas, graduada em Relações Internacionais, professora de português para imigrantes pelo Si yo Puedo e assessora de Relações Internacionais no CDHIC.
• Maria Villalobos, educadora e psicóloga, com Especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar, participou como assessora de educação e professora no projeto Escola da Diversidade (CAMI) e atualmente na coordenação e no ensino de português e cultura brasileira para imigrantes no projeto Condomínio Solidário.
• Tatiana Waldman, doutoranda em Direitos Humanos, professora universitária e pesquisadora de migrações contemporâneas do Museu da Imigração.
• Wendy Villalobos, master em Cooperação Internacional e Gestão de Projetos, coordenadora do projeto Trilhas da Cidadania – a língua portuguesa pela cidade, pela Associação Cidade Escola Aprendiz.

Neste ano o Museu da Imigração já promoveu, no último dia 20 de junho, uma outra roda de conversa  intitulada “Imigração a partir do outro”, sobre assuntos relacionados ao direito de migrar. O objetivo foi de fomentar a troca de histórias e experiências de imigrantes de diversas nacionalidades com o público.

Eventos como esse fazem parte da nova linha de atuação do Museu desde sua reabertura ao público, procurando servir de ferramenta e local de debate e reflexões sobre o fenômeno migratório – no passado, na atualidade e para o futuro.

O acesso  à educação, aliás, é um tema da maior importância para os migrantes e para uma sociedade que precisa ser mais aberta ao cosmopolitismo.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no portal do Museu da Imigração.

Roda de conversa: o acesso à educação e a imigração
Local: 
Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – São Paulo
(próximo à estação Bresser-Mooca do metrô)
Horário: das 19h às 21h
Entrada gratuita

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.