No Bom Retiro, projeto integra escola e famílias imigrantes na Semana Mundial do Brincar

0
573
Fachada da EMEI João Theodoro, no Bom Retiro. Bairro é foco do projeto Integração Família-Rede Socioeducativa Crédito: Reprodução/Facebook

A atividade é resultado de processo colaborativo entre a escola e as famílias; As brincadeiras acontecem na EMEI João Theodoro, de 23 a 25/5 (de segunda a quarta-feira)

Por Associação Cidade Escola Aprendiz

“O brincar que encanta o lugar”. Para celebrar o tema da Semana Mundial do Brincar desse ano, a Associação Cidade Escola Aprendiz realiza o festival “Brinca Mundo no Bom Retiro”, de 23 a 25/5, na Emei João Theodoro, localizada no bairro do Bom Retiro (centro de São Paulo).

A atividade é resultado de um processo colaborativo realizado em três etapas envolvendo educadoras e familiares dos estudantes da unidade escolar.

Com uma câmera no portão da escola, foram coletados depoimentos de pais, mães e irmãos dos alunos. Além de brasileiros, parte das famílias entrevistadas são imigrantes oriundas de países latino-americanos como Bolívia, Peru e Paraguai. Os relatos vão desde pega-pega ao improviso de se divertir em ruas, fazendas ou quintais, revelando como as atividades lúdicas podem apoiar a integração de diversas culturas, dado o número de brincadeiras em comum entre os países.

Foram realizadas também oficinas de resgate do brincar envolvendo as educadoras, nas quais puderam refletir sobre como as mudanças na cidade e na sociedade interferiram nos espaços e tempos do brincar na infância. “Sinto saudades do grupo de amigos e primos, da simplicidade e da interação das crianças para construir os brinquedos: fogões, panelinhas com argila, peteca de palha, boneca de pano”, relatou uma professora.

Na Semana Mundial do Brincar, os relatos coletados servirão de base para grupos de brincadeiras na criação de momentos lúdicos com as crianças.

Integração de famílias imigrantes

A atividade integra uma das ações do Projeto Integração Família Rede-Socioeducativa, promovido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a DRE-Ipiranga e apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Cartaz em espanhol que divulga informações sobre a atividade na EMEI João Theodoro. Crédito: Divulgação
Cartaz em espanhol que divulga informações sobre a atividade na EMEI João Theodoro.
Crédito: Divulgação

O objetivo principal do projeto é fomentar a integração de famílias imigrantes latino-americanas aos diversos espaços e equipamentos do centro de São Paulo. Os dois principais pontos de conexão com essas comunidades são duas escolas municipais, cujo público contempla um grande número de estudantes imigrantes e/ou filhos de imigrantes.

Entre as estratégias adotadas, o projeto pretende apresentar dados relativos aos principais desafios na integração das comunidades latino-americanas a partir de um diagnóstico socioterritorial que revela as condições de vida das crianças imigrantes na região central de São Paulo.

Trabalho em rede

No intuito de formar uma rede em torno da questão da imigração, o projeto já realizou uma série de parcerias com os equipamentos socioeducativos e culturais que atuam no território, como o Fórum da Criança e do Adolescente Sé, Fórum Social Mundial das Migrações (FSMM), Rede Social do Senac Tiradentes, Conselho Participativo da Subprefeitura Sé, entre outros.

Sobre o Programa Cidades Educadoras

O Projeto Integração Família Rede-Socioeducativa integra o Programa Cidades Educadoras, desenvolvido pela Associação Cidade Escola Aprendiz. Criado em 2015, o programa visa fortalecer a demanda social por Cidades Educadoras no Brasil por meio de projetos e experiências voltados à integração entre comunidades, escolas e territórios. Trazendo o acúmulo e as metodologias de 18 anos de atuação da proposta Bairro-escola, o programa também é responsável por produzir e disseminar conteúdos relacionados à temática, além de identificar e apoiar políticas públicas que possam contribuir com a formação de Cidades Educadoras no país.

 

Serviço
Festival Brinca Mundo no Bom Retiro

Quando: de 23 a 25/5
Horário: das 11h às 15h, nos dias 23 e 24/5 e das 12h às 13h15 no dia 25/5
Onde: EMEI João Theodoro
Local: R. Ribeiro de Lima, 230 – Bom Retiro (dentro do Parque da Luz)
Para maiores informações, acesse: http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.