Novo Festival Copa Gringos começa neste domingo em São Paulo

0
209

A Copa Gringos, evento que desde o ano passado vem reunindo comunidades migrantes em São Paulo em torno do futebol, chega a mais uma edição neste domingo (14) – pouco menos de três meses após a anterior, que teve o Peru como campeão.

Os jogos acontecem novamente no Clube Lauzanne Paulista, zona norte de São Paulo, a partir das 14h. O formato de festival, mais curto que os anteriores, foi mantido para esta edição, com a diferença de que a nova Copa terá encerramento somente no domingo seguinte (21), quando acontece a grande final – veja mais informações ao final do texto.

Para esta edição estão habilitadas 20 equipes, sendo que oito delas são sul-americanas – dando um ar de Copa América à competição; os europeus respondem por outras oito vagas, além de dois times asiáticos, Estados Unidos e Esperanto – formado por jogadores de diversas nacionalidades.

Alguns times aproveitaram as semanas anteriores à nova Copa Gringos com amistosos visando a preparação para o torneio, como Itália, Uruguai, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, França e Suíça.

Times fizeram amistosos preparatórios para a nova edição da Copa Gringos. Crédito: Divulgação/Copa Gringos
Times fizeram amistosos preparatórios para a nova edição da Copa Gringos.
Crédito: Divulgação/Copa Gringos

Formato de disputa: Séries Ouro, Prata e Bronze

Os times foram divididos em cinco grupos de quatro seleções. As campeãs de cada grupo e as três melhores segundas colocadas se classificam para a Série Ouro; já o pior segundo colocado, todos os terceiros e o melhor quarto colocado vão para a Série Prata; por fim as outras quatro seleções com pior desempenho na fase de grupos ainda continuam na competição, disputando a Série Bronze em um quadrangular.

Veja abaixo como ficou a divisão dos grupos para a nova Copa Gringos e quem sua seleção favorita terá pela frente:

Grupo A
Peru
Estados Unidos
Itália 2
Uruguai

Grupo B
Bolívia
França 2
Colômbia 2
Grécia

Grupo C
Coreia
Itália 1
Colômbia 3
Alemanha

Grupo D
Brasil
Colômbia 1
Taiwan
Suíça

Grupo E
Espanha
Esperanto
França 1
Argentina

Edições anteriores

A Copa Gringos chega neste mês de junho à sua quarta edição. Realizada pela primeira vez entre abril e junho de 2014, às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, o chamado “Mundial dos estrangeiros” em São Paulo teve Camarões como primeiro campeão.

Já ao longo do segundo semestre de 2014 foi realizada a Liga Gringos, disputada em sistema de pontos corridos que classificou os quatro melhores times para semifinais e final, além de contar com Séries A e B. O titulo da divisão principal ficou com a Bolívia, enquanto o Japão faturou a “Segundona”.

Por fim, em março deste ano aconteceu a primeira Copa Gringos em formato festival, disputada em um espaço menor de tempo que as demais (um único final de semana), na qual o Peru saiu como campeão – e terá a oportunidade de defender o título.

2º Festival Copa Gringos
Data e hora: Dias 14 e 21 de junho, das 14h às 20h
Local: Clube Lauzanne Paulista: – R. Maria Bandini Savoy, 172 – Lauzane Paulista, São Paulo (SP)
Informações: com Marcelo Sturari – Fone 3885-0223 / 99819-4833 e marcelo@la-vista.net

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.