OIM e DPU lançam curso gratuito online sobre migrações internacionais

Conteúdo está disponível no portal da Enap e é aberto a qualquer interessado

0
226
OIM e DPU lançam curso gratuito online sobre migrações internacionais
(Foto: Arte EV.G)

Oferecido desde 2018 para integrantes de instituições que lidam com a temática migratória, o curso online “Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil” agora está disponível para qualquer pessoa interessada no assunto.

O curso, totalmente gratuito, foi desenvolvido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações), em parceria com a ESDPU (Escola Superior da Defensoria Pública da União).

Desde o começo de fevereiro o conteúdo está disponível na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G) da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), nova parceira no projeto.

Segundo a OIM, o intuito da capacitação é aproximar o tema de atores-chave e promover uma reflexão inicial sobre os aspectos fundamentais das migrações internacionais no Brasil.

“O curso objetiva consolidar conhecimentos e compartilhar informações essenciais para aqueles que começam a trabalhar com o tema migratório”, afirma o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.

Entre 2018 e 2019 foram realizadas cinco rodadas do curso, que contaram com a participação de 1.500 pessoas. Essas edições, no entanto, eram restritas a integrantes de organizações que atuavam diretamente com acolhida e orientação a imigrantes.

Como funciona o curso

Para fazer o curso é necessário se cadastrar no site da Enap, que hospeda o conteúdo. Uma vez cadastrado na plataforma é só buscar e acessar o material.

Os inscritos terão 40 horas de conteúdos em português divididos em cinco módulos que poderão ser cursados ao longo de 50 dias. Avaliações parciais acompanham o encerramento de cada um.

O curso inclui conteúdos em texto, áudio e vídeo, além de materiais complementares para aprofundamento.

Ao final será pedida também uma avaliação final, abordando todo o conteúdo da capacitação.

  • Módulo 1: Introdução às migrações internacionais e sensibilização para melhor atenção ao público migrante.
  • Módulo 2: Entendendo a legislação brasileira, parte 1 (nova lei de migração).
  • Módulo 3: Entendendo a legislação brasileira, parte 2 (legislações conexas: tráfico de pessoas e refúgio).
  • Módulo 4: Arquitetura da governança migratória no Brasil: principais atores institucionais
  • Módulo 5: As redes locais de apoio e acolhimento.

*Com informações da OIM e ONU


*Gostaria de ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo? Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.