Projeto Cosmópolis será lançado nesta quarta-feira em São Paulo

0
303

Já em 1929, o escritor Guilherme de Almeida se referia a São Paulo como um “resumo do mundo” devido à diversidade de culturas presentes na então futura metrópole. E esse retrato, eternizado pelo livro Cosmópolis, continua bastante atual.

Para que São Paulo continue a ser esse “resumo do mundo” é necessário não apenas ter consciência do papel que tais povos tiveram, mas também dar condições para que esse caráter cosmopolita possa ser preservado e ampliado. É com essa inspiração que surge o Projeto Cosmópolis, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira (13) na Biblioteca Mário de Andrade, centro da cidade.

Desenvolvido pela SMDHC em parceria com o IRI-USP, portal será lançado na quarta-feira, dia 13. Crédito: Reprodução
Desenvolvido pela SMDHC em parceria com o IRI-USP, portal será lançado na quarta-feira, dia 13.
Crédito: Reprodução

O Cosmópolis surge da parceira firmada em dezembro de 2013 entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). O portal conta ainda com o apoio da Fundação Friedrich Ebert, do Centro Universitário Maria Antônia (USP) e do Coletivo Educar para o Mundo (EpM).

O projeto tem como objetivo cooperar com a Prefeitura na elaboração de um diagnóstico dos imigrantes na capital paulista, agrupar os estudos já existentes sobre migração e tornar este acervo acessível tanto à comunidade acadêmica quanto para a sociedade.

Depois, o próximo passo previsto é de reunir pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e instituições que se dedicam à temática das migrações no município de São Paulo, a fim de construir uma visão do conjunto da produção acadêmica e estatística (hoje bastante fragmentada) e facilitar o acesso à informação aos pesquisadores, aos atores políticos e sociais e especialmente aos migrantes. A formação de um atlas das migrações no Brasil a partir do Cosmópolis também está prevista.

Embora o lançamento oficial seja apenas nesta quarta-feira (13), o site do Projeto Cosmópolis já está no ar e dá um aperitivo do que se pode esperar dele.

Lançamento do portal Cosmópolis
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Consolação
Tel.: (11) 3256-5270 / 3241-4384
Dia 13/8, das 18h30 às 20h30
Entrada livre e gratuita

Com informações da Prefeitura de São Paulo, Planeta América Latina e do Portal da USP

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.