Social Good Brasil Lab busca ideias de qualquer indivíduo que transformem a sociedade

0
347

Tem uma ideia que use tecnologia, novas mídias ou pensamento inovador para gerar uma mudança positiva na sociedade? Se sua resposta é sim, você pode inscrevê-la no Social Good Brasil Lab, que chega à sua terceira edição em 2015.

O laboratório ajuda a tirar boas ideias do papel por meio de encontros presenciais mão na massa, apoio de especialistas e mentores e uso de metodologias inovadoras.

Todo e qualquer indivíduo (seja brasileiro ou migrante de qualquer nacionalidade) com desejo de resolver algum tipo de problema social pode tomar parte e se inscrever no Social Good Brasil Lab. Para isso, basta produzir um vídeo simples explicando o problema social que pretende solucionar e responder a outras três perguntas. O material deve ser enviado até o dia 12 de abril, por meio do site do projeto sgb.org.br/lab.

Social Good Brasil 2015 recebe propostas até 12 de abril. Crédito: Divulgação
Social Good Brasil 2015 recebe propostas até 12 de abril.
Crédito: Divulgação

Caso tenha alguma dúvida sobre como fazer o vídeo de apresentação da sua ideia, o blog do Social Good Brasil tem um post especial (clique aqui) para orientar nessa tarefa – é bem mais simples do que parece, aliás.

Os aprovados nessa primeira etapa serão conhecidos no dia 4 de maio de 2015, por meio de e-mail que será enviado ao responsável e também pelo site www.socialgoodbrasil.org.br. Em seguida, depois de uma nova etapa de seleção, os projetos serão debatidos, ajustados e aprimorados nos encontros presenciais e virtuais promovidos pelo programa.

Maiores informações podem ser obtidas no link abaixo, que leva para o Regulamento do Social Good Brasil Lab.

Regulamento do Social Good Brasil Lab

Encontro presencial do SGB 2014, que ocorreu em Florianópolis (SC). Crédito: Divulgação
Encontro presencial do SGB 2014, que ocorreu em Florianópolis (SC).
Crédito: Divulgação

Os finalistas do SGB Lab recebem a oportunidade de apresentar suas iniciativas para a plateia do Seminário Social Good Brasil. E os com melhor desempenho recebem um fundo semente para investir e estruturar suas ideias.

Quem já foi contemplado?

O Social Good Brasil Lab já ajudou a tirar do papel e transformar em realidade dezenas de iniciativas que até hoje dão sua contribuição para ajudar a melhorar um determinado problema social.

Uma dessas ações é a plataforma Alinha, iniciativa vencedora do Social Good Brasil 2014, idealizado pelas empreendedoras Dariele Santos e Monyse Almeida. Inicialmente o projeto seria uma ferramenta de SMS para que migrantes pudessem fazer denúncias de trabalho análogo à escravidão. Com as orientações do laboratório do Social Good, a ideia evoluiu para uma plataforma que visa melhorar as relações de trabalho na cadeia de moda – que emprega muitos imigrantes e já registrou diversos casos de trabalho análogo à escravidão.

No meio, Monyse Almeida e Dari Santos, idealizadoras da Alinha e vencedoras do SGB 2014. Crédito: Divulgação
No meio, Monyse Almeida e Dari Santos, idealizadoras da Alinha e vencedoras do SGB 2014.
Crédito: Divulgação

“É empoderar esses pequenos empresários, que estão muitas vezes na informalidade, com ferramentas – desde conhecimento, informação e parceiros que possam ajuda-los – para que eles consigam condições mais justas. E apoio para que eles mesmos consigam valorizar o trabalho deles. Eles já fazem um bom trabalho, só precisam mostrar isso para o mundo”, explica Dari.

A plataforma Alinha foi lançada oficialmente em 16 de dezembro de 2014 (saiba mais aqui) e será em breve transformada em uma Organização Não Governamental (ONG).

Dentre outros projetos contemplados pelo Social Good Brasil estão: o Instituto Inforpeople, idealizado por Jorge Henrique da Silva e que tem como objetivo apresentar em uma plataforma histórias de causas sociais por meio de dados interativos; e a Gama.TV, uma Web TV voltada totalmente para deficientes auditivos e visuais, fundada por André Varanda.

“Depois que ‘vira a chave’ e você passa a se identificar e a se preocupar com um problema social, não tem como voltar atrás”, resume Varanda em entrevista ao Blog do SGB.

O que é o Social Good Brasil?

O Social Good Brasil é um programa que incentiva e promove o uso das tecnologias, novas mídias e do pensamento inovador para contribuir com a solução de problemas sociais. Criado em 2012, o SGB  faz parte do movimento global +SocialGood – chancelado pela UN Foundation. Desde então, 68 iniciativas já receberam apoio do programa.

Site:  www.sgb.org.br/lab
Facebook: https://www.facebook.com/SocialGoodBrasil
Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/socialgoodbrasillab/
e-mail: sgb@socialgoodbrasil.org.br
Hashtag Oficial: #SGBLab

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.